Olá Livrólotras,
Poesia não é algo muito popular, mas é um tipo de leitura muito interessante. Um dos meus poetas favoritos é Camões e queria falar um pouco dele hoje, afinal, os clássicos nunca saem de moda, não é?
A princípio parece uma leitura difícil, mas não desanime, pois quando se acostumar com o ritmo e com a linguagem tudo fica mais claro. Os temas de seus poemas são diversos e ele escreve principalmente em dois estilos: redondilha (medida velha), para tratar de temas sobre Portugal e tradições e soneto (medida nova) para seus textos de amor, entre outros.
Muitos de seus poemas de amor são dedicados à Dinamene, namorada que conheceu quando estava exilado de Portugal e que morreu durante um naufrágio. A lenda conta que quando voltava para Portugal, Camões trouxera do exílio no Oriente Dinamene e "Os Lusíadas", mas durante a tempestade que resultou no acidente, ele apenas conseguiu salvar sua grande obra.
É pela sua grande obra que o poeta ficou tão famoso. Escrito baseado nos textos gregos " Odisseia" e "Ilíada" de Homero e no romano "Eneida" de Virgílio, Camões fez seu famoso poema épico cujo personagem principal é o povo português.Com " Os Lusíadas" o português tinha duas intenções principais: exaltar o passado de glória de Portugal e conseguir da Coroa portuguesa uma pensão vitalícia. Seus objetivos foram alcançados, porém o poeta morreu na pobreza.
"Os Lusíadas" conta a história de Vasco da Gama e sua ida ao Oriente. É o navegador quem conta a história de sua viagem e de sua pátria para o rei de um país distante oriental. Em sua narrativa, Gama conta o episódio famoso do Velho do Restelo e até a história de Inês de Castro, a rainha depois de morta, entre muitas outras narrativas.
Toda obra de Camões merece ser lida, não só pelo alto grau de conteúdo e beleza, mas também pela sua contribuição na história e na literatura.
Gabi
Adoro Camões
ResponderExcluir