quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

O Velho e o Mar

Olá,
"O Velho e o Mar" é o livro mais conhecido de Ernest Hemingway. Escrito em 1951, 3 anos antes de o autor ganhar o Nobel de literatura, quando Hemingway  estava em Cuba. O livro conta, com grande simplicidade e uma boa construção de seus personagens,  a história da luta entre um velho pescador cubano e um espadarte gigante.

 Santiago, o velho, estava numa maré de azar e não pescava há 84 dias. Seu amigo, o jovem Manolím, gosta muito do pescador e o incentiva a continuar lutando. No 85° dia, o velho vai para o alto mar e encontra um peixe gigante, após longos dias e longas noites, apenas o velho sozinho com o peixe e o mar, Santiago vence a batalha, mas ainda não venceu a guerra. A volta para sua cidade é tão difícil quanto a luta com o enorme peixe. O barco estando muito mais pesado agora, é alvo constante de ataques de tubarões. Santiago chega à praia exausto e apenas com a carcaça gigantesca do peixe cuja carne fora devorada pelos tubarões. O velho recuperou o respeito de todos após vencer esta batalha que fora travada muito mais no seu interior do que no mar.
De grande complexidade psicológica, mas com uma escrita simples, ótimo ritmo e grande descrições, "O Velho e o Mar" ainda é considerada a Grande Obra de Hemingway, sendo lida e relida mundialmente


Gabi

Nenhum comentário:

Postar um comentário